segunda-feira, 5 de julho de 2010

Livros para África

...



...
Entregámos (eu e a Drª Helena Calheiros), no dia 29 de Junho, às Irmãs representantes da Congregação das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora em Moçambique o resultado da Campanha "Livros para África".
O montante angariado (2500 euros) e os livros serão encaminhados, seguindo a indicação das Irmãs, para uma Biblioteca, numa das províncias mais carenciadas de Moçambique.
...
O projecto, iniciado em 2008, com a Feira do Livro Usado, culminou com a publicação em livro do blogue "Lusografias", no ano de 2009, e foi desenvolvido ao longo destes dois anos, na disciplina de Formação Cívica, tendo sido dinamizado pelas turmas 9ºA e 9ºC. Recordamos esses dois momentos marcantes:
...
...
A Feira do Livro Usado (Dezembro de 2008)
...
"Foi comovente assistir à venda dos livros usados. Reunimos mais de 2000 volumes e já vendemos largas centenas em apenas dois dias. É uma experiência surpreendentemente tocante a de ver crianças de 5 anos a pedir aos pais para comprar um livro para ajudar os meninos de Moçambique. Agradecemos o empenho, o carinho e o tempo de todos quantos têm ajudado a tornar esta experiência possível. Neste caso, não podemos de forma alguma falar de lucro ou de dinheiro... pelo contrário, enquanto arrumávamos e catalogávamos e vendíamos, a nossa imaginação atravessava dois oceanos e dois continentes para junto daqueles que ainda não têm o que ler. E esse lucro é inestimável e imensurável..."
Ver as fotos aqui: http://lusografias.blogspot.com/2008/12/ainda-feira-do-livro-usado.html
...
A edição do blogue "Lusografias" (Maio de 2009)
...
"O propósito desta edição é proporcionar a outras crianças o desenvolvimento do dom da escrita e da leitura, num país privado de quase tudo (Moçambique). A verdadeira Lusofonia passa pela(s) lusografia(s) e acreditamos que este é apenas um pequeno contributo para o sonho que se começou a desenhar com a Feira doLivro Usado, em Dezembro último. "
Ver as fotos aqui: http://lusografias.blogspot.com/2009/05/uma-noite-de-lusografias.html
...
Prometemos publicar também, nos próximos meses, as fotografias do momento da entrega, em Moçambique.
...
Agradecemos a colaboração activa e empenhada de toda a comunidade educativa e a dedicação inexcedível dos alunos envolvidos.

Sem comentários: