quarta-feira, 1 de julho de 2009

Musicografias III

---
Há já muito tempo que tinha decidido levar, este mês, o musicografias ao "lado de lá" do Atlântico. Lembrei-me de muitos autores de que gosto - alguns mais conhecidos, outros menos, mas não me lembrei da Maria Bethânia. Só quando li, aqui no lusografias, o post sobre Sophia é que esta música me veio imediatamente à cabeça.Esta música chama-se "Debaixo D'Água / Agora", e está no álbum "Mar de Sophia", de 2006.Bethânia cria este CD claramente inspirada na maresia da poesia de Sophia, tal como ela sentencia logo na abertura: “Quando eu morrer voltarei para buscar os instantes que não vivi junto do mar” (in /Inscrição). /Bethânia parafraseia e toma para si os versos da Sophia: “O mar, metade da minha alma é feita de maresia”.
Neste ábum, o canto, o dizer, a alma da Bethânia... Tudo exala maresia. E os textos da poetisa funcionam como pontes que unem os vários mares contidos na essência criativa de Bethânia e que, passo a passo, texto a texto, a desvelam.
...
Joaquim Silva

Maria Bethânia - Debaixo d'Água - Agora

2 comentários:

Unknown disse...

Adorei.
Ligações perfeitas são raras, mas acontecem. Parabéns.
Lina Soares

auxília disse...

“Quando eu morrer voltarei para buscar os instantes que não vivi junto do mar” - os meus versos de eleição, sem dúvida. Obrigada, Joaquim, por trazeres com eles "o canto, o dizer, a alma de Bethânia..."