terça-feira, 15 de junho de 2010

40 Anos da morte de Almada Negreiros

...


...
No dia em que se assinalam 40 anos da morte de Almada Negreiros, artista, poeta, pintor, deixo uma citação sua; não sobre o fim, mas sobre o início (curiosamente, pouco tempo antes de morrer no quarto do hospital de São Luís dos Franceses, onde morrera também o seu amigo Fernando Pessoa...):
...


...
“Eu acabei agora de fazer um trabalho de vários meses, oito meses consecutivos, trabalho obcecante, a ter de fazer. Em pormenor, basta dizer que o médico todos os dias me dizia: Você está a matar-se! E eu respondia-lhe: Mas se não fizer isto, morro! Este pedido de interrupção é só para dizer isto (…) Vou simplesmente dizer o título da obra que eu concluí, que é uma obra síntese de tudo o que fiz na minha vida (…) o título é Começar."
...


...


Sem comentários: