domingo, 10 de outubro de 2010

Dia Europeu das Línguas



O Dia Europeu das Línguas (DEL) é comemorado todos os anos, desde 2001, em 26 de Setembro, por iniciativa do Conselho da Europa, com o objectivo de celebrar a diversidade das línguas e das culturas existentes no espaço europeu.
O Dia Europeu Das Línguas foi vivido, no nosso colégio, com grande azáfama, entusiasmo e alguma dose de gulodice, perfeitamente justificável! A resposta dos alunos, do 3º Ciclo Básico e Secundário, ao desafio lançado pelos professores ultrapassou o expectável – foi grande a quantidade de iguarias “amassadas e biscoitadas”, no dizer do nosso Gil Vicente, e que representaram os países, cujas línguas os alunos estudam: crêpes de França, scones e muffins de Inglaterra, apffelstrudel da Alemanha e as bolachinhas para o chá da Bisavó Matilde fizeram a delícia e a animação de muitos alunos, professores e funcionários.
O trabalho foi intenso. Desde o rigor da decoração das mesas de serviço, à artística criação de individuais que, nesse dia, deram um toque de cosmopolitismo aos tabuleiros da cantina, ao eficiente serviço de atendimento dos alunos de 12º Ano, à animação musical dos nossos talentosos artistas musicais, à colaboração dos professores de Línguas (e outros, os sempre atentos!) na organização do evento, tudo funcionou em pleno e, arrisco a afirmar, ultrapassou todas as expectativas!

As fotografias testemunham a animação do dia.



Destacamos, ainda, a receita ancestral das bolachinhas para a hora do chá, gentilmente cedida pelo António, aluno do 12º Ano D, e que se transcreve a seguir:

Ingredientes:

500g de farinha sem fermento
200g de açucar
200g de manteiga
2 ovos

Com a batedeira (varetas), misturar bem o açucar com a margarina (aconselho manteiga com sal [publicidade retirada]). Adicionar os ovos 1 a 1 até obter um creme fofo. Juntar a farinha de uma só vez. Estender a massa com o rolo de cozinha até ficar +/- com meio cm de espessura. Cortar com as formas que quisermos. Levar a cozer em forno pré-aquecido cerca de 10/15 minutos (cerca dos 200 graus).
O texto foi corrigido para actualidade, uma vez que esta receita é retirada de um livro de 1932 da minha Bisavó Dona Maria Matilde d'Orta Telles da França Machado.
Votos de sucesso para a confecção.
António Sanches Machado Baião Pinto

(Texto enviado por Auxília Ramos)

1 comentário:

Catarina Correia disse...

É uma iniciativa bastante interessante!