domingo, 16 de fevereiro de 2014

Coriolano, até hoje, no Teatro Nacional de São João

Coriolano no Teatro São João, só até Domingo, 16/Fev/2014: 3 horas sem parar para bocejar
Até ao próximo Domingo [hoje], dia 16, está no Teatro São João uma das melhores peças que o Porto viu nos últimos anos.
Sim, é do Shakespeare e dura quase 270 minutos, já incluindo 15 de intervalo.
Mas vale cada minuto para contar a história da coerência de um general romano, entre o campo de batalha e os jogos de poder no Capitólio.
Treze atores desdobram-se em 40 personagens, ora com personalidade própria, ora parte de multidões enfurecidas, desconfiadas, manipuláveis. Albano Jerónimo, no papel do protagonista, Coriolano, tem uma interpretação saída das entranhas, intensíssima; Ana Bustorff, a sua mãe, é elegante e subtil quer na força quer na fraqueza; e num elenco que se apresenta todo em grande nível, destacam-se ainda a raiva de Daniel Pinto e a diplomacia de Pedro Frias.
O cenário depurado, réplica das escadas do Parlamento, é usado com mestria por esta encenação contemporânea; a agressividade do ambiente é reforçada pelas coreografias com reminiscências militares; a fotografia, certamente não por acaso, cria instantes poéticos no meio do turbilhão; o texto, apesar da densidade do vocabulário, confronta-nos com a representação do povo pelos eleitos e a fidelidade a princípios, tão atuais hoje como há 25 e há 4 séculos.
 
Ou o público, que aplaudiu de pé mal caiu o pano, muito se engana, ou é definitivamente uma peça a não perder. Venham mais destas!
Pedro Pardinhas

Sem comentários: