terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Livro(s) do mês - Janeiro

...


...
Foi esta a minha leitura de férias...
Apaixonei-me pela capa do livro... as cores esbatidas, o céu carregado, o campo de feno a sussurrar, a casa silenciosa ao longe... um menino lado a lado com um cão... Comprei-o na feira do livro do colégio e devorei-o!
Foi eleito pelo New York Times como o melhor livro do ano 2009. O autor é David Wroblewsky, natural do Winsconsin rural, e licenciado pelo Programa para Escritores da Warren Wilson MFA. Este é o seu primeiro romance.
O que mais me impressionou foi a atmosfera densa e trágica que percorre toda a narrativa. O protagonista, Edgar Sawteelle, é uma criança muda e prodigiosa que cria à sua volta um mundo intimista e inexorável, onde só deixa entrar Almondine, a sua cadela e mais tarde Essay. Descendente de uma família que se dedicou à criação de cães Sawtelle, Edgar debater-se-á na escolha entre os laços de sangue que o ligam à mãe e o sentimento telúrico que o empurra para a natureza selvagem que rodeia a quinta, numa ânsia de descoberta e perscrutação. Essa viagem cosmogónica acontecerá finalmente após a morte misteriosa do pai... Esse momento marca uma clivagem decisiva no ritmo do romance, as peripécias sucedem-se a partir desse ponto e a narrativa transforma-se repentinamente numa versão de "Hamlet", tornando-se extremamente opaca, psicologicamente esgotante, extenuante. O fantasma do pai atormenta-o, impelindo-o para a verdade.
Durante a viagem, Edgar descobrir-se-á a si mesmo e desvendará o mistério dos cães Sawtelle. só então fica a perceber o que torna estes animais únicos e inestimáveis para o ser humano.
Imperdível!
A não perder também, e a propósito deste livro, o blogue das minhas alunas Ana Filipa Redondo, Efigénia Tavares, Luísa Salazar e Rosário Cunha: Dog Me.

Sem comentários: