domingo, 4 de novembro de 2012

Colóquio internacional "Amor de Perdição: olhares cruzados"



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Nuno Crato, José Pacheco Pereira, Vasco Graça Moura, Laborinho Lúcio, Bigotte Chorão, Mário Cláudio e João Lopes são apenas alguns dos nomes – que não necessitam de apresentações – que vão marcar presença no colóquio internacional “Amor de Perdição: Olhares Cruzados”, nos dias 16, 17 e 18 de novembro, na Casa de Camilo, em S. Miguel de Seide. A iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão insere-se nas comemorações dos 150 anos da publicação de “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco. Ao longo de três dias, a Casa de Camilo é palco de uma grande homenagem ao homem, ao escritor e ao romancista Camilo Castelo Branco, mas principalmente a uma das suas grandes obras “Amor de Perdição”.
 
O evento é de entrada livre, mas sujeito a marcação através do contacto geral@camilocastelobranco.org.

Ainda a propósito de Camilo, o documentário "Camilo e outras vozes", produzido por Carlos Brandão Lucas, é transmitido por ocasião do ciclo de Camilo Castelo Branco no CCB.


Clicar na imagem para aceder ao vídeo.
"Camilo" é o romancista e as "outras vozes" são as de personalidades como João Bigotte Chorão, Mário Cláudio, Urbano Tavares Rodrigues, Carlos Magno, Gaspar Martins Pereira, António Pires Cabral e Eugénio Lisboa, entre outras, que falam da sua vida e da sua obra.
O documentário de 55 minutos, que estreou em 2007, foi encomendando pela câmara de Vila Nova de Famalicão, localidade onde o romancista viveu e morreu. Camilo suicidou-se na freguesia de S. Miguel de Ceide, onde Ana Plácido, a mulher com quem viveu e de quem teve dois filhos, possuía uma casa.
 
Sugestão enviada por Auxília Ramos

Sem comentários: