quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Oficina de Leitura 7ºAno

...
...


Mais um ano, mais uma turma... Textos sobre o conto "A Estrela", de Vergílio Ferreira:



7ºC

Pedro era um rapaz apenas com sete anos de idade e transmitia uma grande capacidade de sonhar e facilidade em entrar num mundo fantástico, como todas as crianças da sua idade. No entanto, vivia numa aldeia sem sonho. As pessoas trabalhavam de dia até tarde e não tinham tempo para reparar nas coisas insignificantes trazidas ao mundo.
À noite punha-se na janela e observava o escuro céu estrelado, tendo reparado na estrela mais viva, mais luminosa nesse mesmo céu. Um certo dia, o protagonista não aguentou mais o facto de a estrela estar no céu e não com ele e o seu processo em busca da estrela torna-se uma obsessão cada vez maior. O menino sobe ao céu e rouba a estrela do firmamento.
A sociedade encarou este facto como um roubo e até o obrigou a colocar a dita estrela no mesmo sítio de onde a despegara, sem qualquer outra explicação. Logo, Pedro fica ainda mais frustrado e a acção assume uma grande tensão dramática. Ao longo da sua ida, a personagem teve que ultrapassar grandes dificuldades, problemas e o julgamento público. Por fim, Pedro cai no meio do chão estendido e regressa ao mundo da realidade sem sonho.
Pode concluir-se então que a força do sonho nem sempre é suficiente para sobreviver...

Helena Rodrigues

O conto de Vergílio Ferreira relata uma história que se passou há muitos anos, numa aldeia.
Pedro era uma criança com apenas sete anos, contudo, já se apercebia que existiam coisas muito bonitas e interessantes à sua volta, como o céu e as estrelas, que não se caracterizam só por serem astros.
Certo dia, à meia-noite, Pedro, sem sono, esgueirou-se de casa pela janela, e foi em direcção à Igreja. Subiu até à torre com intenções de furtar uma estrela, a mais luminosa do céu!
Um velho que habitava na aldeia descobriu o roubo e declarou-o a toda a gente, que se revoltou com tal acto.
Após algum tempo, descobriu-se que tinha sido Pedro o autor do crime. Assim, seu pai, muito frustrado, obrigou-o a repor a estrela. Já no alto da torre, Pedro desequilibra-se, cai e morre.
Mesmo tendo Pedro roubado a estrela, que como todos sabemos é um crime, todos ficaram tristes pelo acidente, uma vez que se tratava de um pequeno rapaz muito sonhador que, com sete anos, viu os seus sonhos desaparecerem para sempre!


Mafalda Reis

Esta magnífica história relatada por Vergílio Ferreira fala-nos de um miúdo com sete anos que tem uma ambição nunca antes vista. De facto, Pedro tenciona possuir uma estrela só sua.
Um dia, à meia-noite, corre pela aldeia fora até chegar à igreja. Aí, põe em evidência que é um rapaz ágil, corajoso e ousado: sobe até ao cimo da torre para roubar a estrela! Porém, um ancião lá da aldeia dá pela falta da mais bela e cintilante estrela. Todas as pessoas se sentem revoltadas e, ao descobrirem o paradeiro da estrela, obrigam Pedro a repô-la no céu. Depois de ter devolvido a estrela ao seu lugar, o jovem rapaz desequilibra-se e morre estatelado no chão.
Todos choram a sua morte. No entanto, é a sua incompreensão face ao sonho de Pedro que causa a morte deste jovem.


Pedro Sá

7ºD

Esta história retrata um rapaz de apenas sete anos que sonhava ter uma estrela. Não era uma estrela qualquer; era a mais bonita. Contudo, conseguiu alcançar o seu sonho.
Tudo começa numa noite, à meia-noite, em que decide subir ao alto da torre para a roubar. Tudo corre conforme o planeado, só que, um dia, um velho contador de histórias descobre o sucedido. Toda a aldeia fica a saber (pequena como era, era fácil…). Ora, o pai de Pedro exige que seja o próprio Pedro a ir repô-la.
O terrível dia chega, o dia fatal para Pedro. Ao tentar descer da torre, escorrega, cai no meio da população e morre.
Todos choram a sua morte e daí em diante nunca mais foi esquecido. Ficou conhecido como o rapaz que sonhava ter uma estrela e que por ela acaba por morrer.
Sofia Soares Almeida


Em A Estrela, narra-se a história simples e cativante de Pedro, uma criança de sete anos que, um dia, à meia-noite, sobe ao alto da igreja da sua aldeia, para roubar uma estrela diferente de todas as outras.
Não era uma estrela qualquer, era simplesmente a estrela mais bonita e brilhante do céu. Porém, o roubo é descoberto por um velho muito velho, e toda a aldeia se revolta contra aquele acto que, assim, defraudara o património comum. Quando se descobre a verdade, o pai de Pedro exige que ele reponha a estrela roubada no seu lugar originário. Contudo, ao restituir a estrela, perante toda a comunidade emocionada, Pedro cai da Torre da Igreja e morre. Aquela estrela singular e o acto de Pedro perdurariam na memória de todos até ao presente.
Ana Isabel



4 comentários:

Anónimo disse...

ok deixo só um comentário.. que é mais uma orientação. colocar no máximo 5 posts por pagina (nas opções do blogspot) porque assim demora muito tempo a abrir...

Anónimo disse...

todo~s os textos muitos giros (:
parabens a todos :D

Anónimo disse...

adoro todos os textos pricipalmente os da "Estrela" de Vergilio Ferreira(7 ano)

PARABÉNS!:D

Anónimo disse...

muito bonitos os textos ainda por cima ja estao num livro



PARABÉNS CONTINUEM ASSIM! :D