sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Ainda Rosa Lobato Faria

...



...

Quando soube da notícia da morte de Rosa Lobato Faria, tive vontade de resgatar alguns dos seus romances escondidos, em segunda fila, nas estantes os meus livros. E percorri-os, então, num deslizar de páginas, ressuscitando relatos intimistas, em que a casa, a família, o amor, a paixão, a vingança, a morte, a solidão, a memória de vozes, de sabores, de cheiros se cruzam e confundem com a vida real. Relatos em que, indubitavelmente, se pressente uma voz feminina. Deixo-vos alguns ecos:
...
“Sento-me abraçada aos joelhos, pousando o queixo no conforto dos jeans e penso na avó Júlia, na sua estranha aparição no meu sonho de véspera. Vi o seu sorriso, ouvi a sua voz, a sua gargalhada, eu que não a conheci. Quererá dizer-me alguma coisa, ajudar-me a encarar com simplicidade a minha nova situação, a aceitar a vida como ela vem?” – in O Sétimo Véu
...
“Acordámos de manhã com o cantar alvoroçado dos pássaros, pensámos que tínhamos sonhado, mas o salgueiro lá estava com um ramo partido e do chão apanhei uma meia-lua de prata que até hoje nunca mais larguei de usar comigo, tanto que a minha filha nasceu com um sinal em forma de meia-lua no rosto e por isso lhe chamámos Luna de Santa Maria – in Romance de Cordélia
...
“ Não era raro, nas nossas deslocações na carroça do tio Zebra, a Diamantina pedir-lhe que parasse, atraída por um matiz surpreendente, uma corola impudica, uns estames sedutores. Passava-lhes de leve o dedo, estudava-lhes a forma e o aroma, analisava as folhas e decidia se queria levá-las. Hesitava muitas vezes. Para mim uma flor é uma flor, mas para a Diamantina uma flor era um motivo, uma obra de arte geradora de mais arte e não as colhia indiscriminadamente, respeitava-as demasiado para se permitir uma abordagem leviana.” – in Os Pássaros de Seda
...
“Antes de partir voltei-me para um último olhar e, não sei porquê, vieram-me à lembrança dois versos de Eugénio de Andrade, a casa dorme, sonha no vento a delícia súbita de ser mastro, e ocorreu-me que talvez Rio de Anjo, na sua verdade de pedra, livre das fraquezas humanas, fosse uma aldeia feliz.” – in O Prenúncio das Águas
Auxília Ramos

Sem comentários: