domingo, 7 de junho de 2009

Pepetela e "Geração da Utopia"

A Joana e a Raquel do 11C conseguiram entrar em contacto com Pepetela, a propósito do livro que apresentaram em Oficina de Leitura, Geração da Utopia. Fiquei sensibilizada com a simpatia e a disponibilidade do escritor, que lhes respondeu quase de imediato. Tomo a liberdade de transcrever:
.
Caro Pepetela,
...
Chamo-me Joana e sou do Porto. Amanhã, tenho de apresentar, na disciplina de Português (11º ano), no âmbito da actividade “Oficina de Leitura”, o seu livro “Geração da Utopia”, que optei por ler neste último período de aulas.Gostei imenso e adorava que me ajudasse na apresentação, dizendo-me mais pormenores acerca do capitulo I - “A Casa”, aquele em que vou focar mais a apresentação.Será que me podia dar mais informações sobre as personagens? São verídicas ou são apenas fictícias para a história?Agradecia que me dissesse também o que o levou a escrever este livro e qual dos seus livros lhe deu maior orgulho depois de o ter escrito.
Grata pela atenção,
Joana Machado
...
Cara Joana,
...
Vejo pelas datas que já não vou a tempo de a auxiliar. Estive fora de Luanda e só agora abri os e-mails de há dois dias.Mas tentemos:
As personagens do livro são fictícias, aliás como todas as minhas personagens. Não sou capaz de pôr num livro alguém que conheça, embora possa haver um detalhe aqui ou ali pertencendo a uma pessoa real. Mas o ambiente geral de “A Casa” corresponde (ou tentei que correspondesse) ao da Casa dos Estudantes do Império, que existiu realmente.
Este livro foi, como o nome indica, uma espécie de história romanceada da minha geração, aquela que lutou pela independência de Angola e depois continuou no poder (de facto, até hoje). Tentando mostrar alguns êxitos e também muitos erros e falhanços.Talvez o livro que me deu maior satisfação tenha sido o “Parábola do Cágado Velho”. Mas “Lueji” também.
Estou a torcer para que este e-mail chegue a tempo.
Boa sorte e um abraço,
Pepetela
...

2 comentários:

grupo tc disse...

Olá a todos!
Somos estudantes de Letras do Brasil e também gostaríamos muito de entrar em contato com o escritor Pepetela, já que o nosso trabalho de conclusão de curso está embasado em sua obra "A montanha da água lilás". Pedimos que quem souber como o contatamos, por favor nos encaminhe as informações para o seguinte e-mail: literaturaafricana@ymail.com

Atentamente,
Shirley, Denise, Sol e Ruth

“Sou uma mulher que escreve umas coisas.” disse...

Olá...eu também estou estudando Pepetela no Mestrado e gostaria do contato do autor. Caso tenham conseguido poderiam me passar o contato?

Um abraço
Jussara