sábado, 16 de novembro de 2013

Dia do Desassossego: Saramago faria hoje 91 anos



















O escritor José Saramago faria hoje 91 anos. A sua Fundação preparou um programa especial para hoje. Para espreitar aqui.

A propósito desta efeméride,  a Caminho, em parceria com a Fundação José Saramago, acaba de dar à estampa uma nova edição de A Maior Flor do Mundo com ilustrações de André Letria.

O livro foi lançado hoje, no Dia do Desassossego, 16 de novembro, pelas 18h, na Casa dos Bicos, com a apresentação a cargo de Jorge Silva.

Ao conto de José Saramago, acresce um conjunto de sugestões como "pontos de partida para fazeres tuas todas as maiores flores do mundo", propostos pela Fundação, reforçando o cariz pedagógico e lúdico desta história.

Como refere José Saramago: "E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?"

 
 
 
Por ocasião do 15º anoversário da atribuição do Prémio Nobel, sobe ao palco, no Teatro da Trindade, em Lisboa, a peça A Noite, que Saramago ironicamente introduz desta forma:
 
O ato passa-se na redação de um jornal, em Lisboa, na noite de 24 para 25 de Abril de 1974.
Qualquer semelhança com personagens da vida real e seus ditos e feitos é pura coincidência. Evidentemente.
(José Saramago)
 
 

 
 
Sugestão enviada por Auxília Ramos

Sem comentários: