terça-feira, 4 de março de 2008

Oficina de escrita 7ºAno

Uma aventura desconhecida de Ulisses... A proposta era simples: criar para a Odisseia uma nova aventura do herói grego antes do seu regresso a Ítaca. O resultado foi este:


Ulisses no Olimpo
7ºA
Depois da partida de Córcira, Ulisses, fascinado pelos deuses e grato a Minerva pela sua preciosa e inesgotável ajuda, decidiu visitar Olímpia.
Intrigado com a densa e perpétua névoa que avistava no cume do monte, Odisseu resolveu explorar o enigmático paraíso, em que nenhum outro mortal até então penetrara.
Dirigiu-se mais uma vez à sua protectora, Minerva, e solicitou-lhe auxílio para subir à morada dos deuses. A deusa concedeu-lhe o seu fiel e sapientíssimo mocho, para lhe indicar o caminho e para o prevenir dos perigos do percurso.
Durante a sua incessante busca, Eolo, sabendo da sua chegada, fez soçobrar perante o herói colossais pedras, que se despenharam pelo dorso da montanha. Esta fúria devia-se ao facto de o odre que ele confiara a Ulisses ter sido descerrado pelos seus companheiros.
Alertado pelo mocho de Minerva, não sofreu o nosso herói qualquer dano, tendo-se abrigado numa gruta lúgubre, cuja entrada ficou selada por uma das informes rochas.
Vagueando pela sinistra caverna, vislumbrou, ao fundo, uma ténue luz que lhe indicou o rumo a seguir. Na outra extremidade, aguardava-o o sumptuoso e inexorável portão dos deuses.
Como que por magia, as portas de Hefesto cederam e permitiram a sua passagem. Louvando a ousadia subtil do rei de Ítaca, Júpiter convidou-o a entrar no palácio. Lá dentro, o êxtase: nuvens macias, néctar espargido pelo ar, ambrósia e outros manjares, grossas colunas de mármore, um chão de jade e um tecto de diamante; enfim, o Olimpo em todo o seu esplendor.
Antes de regressar a Ítaca, Ulisses foi coroado e a sua ousadia tornou-o deus entre os deuses...
Ulisses visita outra dimensão
7ºB
Após a despedida de Córcira, Ulisses partiu para uma nova aventura...
Navegava pacificamente em alto-mar: as ondas dançavam serenamente, os raios lânguidos do sol trespassavam o manto azul, iluminando os cardumes prateados.
Subitamente, Neptuno, enraivecido pelo facto de Ulisses tentar devassar os seus domínios, convocou as forças marinhas e desencadeou uma tenebrosa procela.
Inesperadamente, o ventre do oceano rasgou-se, abrindo uma fenda colossal. Odisseu, sugado pela imensidão do abismo, foi transportado para outra dimensão...
Ao longe, o rei de Ítaca vislumbrou o vulto sinistro de um gigante imponente, que ostentava uma coroa e suportava o peso de uma chama fulgente. Pensou que tinha novamente aportado à Ilha dos Ciclopes. Uma névoa densa encobria o céu azul, como um véu que esmaece os contornos de um rosto. Mais perto, uma floresta cinzenta parecia suportar a abóbada celeste. Sons estridentes, gritos sibilantes e rugidos loucos flutuavam agitadamente, criando uma atmosfera pesada e caótica.
Abandonado e desesperado, o herói subtil implorou ajuda aos deuses. Foi então que a estátua inanimada ganhou vida, emitindo o som melodioso da voz de Minerva.
A deusa protectora indicou o caminho de regresso, erguendo ainda mais a sua chama incandescente e iluminando o percurso de regresso.
A estátua era, afinal, Minerva e a cidade desconhecida era Nova Iorque, numa outra dimensão - a do futuro...

5 comentários:

Anónimo disse...

O blog está muito giro (:
E o texto é dos melhores que estão aqui .. também porque será? o 7ºB é a melhor turmaaa do mundoo !! O 7ºB é muito melhor que o 7ªA =D

...

Beijinhos da sua aluna
Mafalda

Daniela disse...

Olá! Passei por cá para poder comentar o excelente trabalho que a professora tem vindo a revelar ao longo deste ano lectivo!!! :) Na minha opinião esta iniciativa vai originar muito bons resultados, tanto para a professora como para os visitantes deste blog, uma vez que este está muito interessante e criativa!!!
Relativamente às "novas aventuras de Ulisses", estão muito imaginativas e confesso que esta experiencia foi muito atraente e agradável de se concretizar.
Os meus Parabéns pelo trabalho realizado e espero ter a oportunidade de comentar brevemente novas actividades!!!

... ... ...

Os maiores cumprimentos da sua aluna
Daniela!! :)

Anónimo disse...

Gostei imenso do blog! Está muito interessante!E as composições de Ulisses estão muito engraçadas...a melhor é a do 7ºB, claro!!

Beijinhos da sua aluna
Sofia Coelho

Anónimo disse...

Os textos de 7ºano estão muito interessantes, revelam originalidade e empenho na realiazação dos textos e sobretudo uma grande motivação para a escrita.
Valorizo o esforço da Professora Eunice e espero que continue o projecto deste blog, uma vez que é muito motivador para os alunos do Colégio Luso-Francês.

Parabéns

Raquel Ribeiro 7º B

Anónimo disse...

É com muito gosto que comento estes novos e maraviilhosos capítulos da "Odisseia".Mas só vou comentar que o texto do 7ºA está melhor pois a mitologia é extremamente trabalhada.E só mais uma coisa boa sorte com as caracterizações.
Ass:JPS