quarta-feira, 13 de maio de 2009

Musicografias I

...
O Lusografias tem a partir de agora banda sonora, da responsabilidade do Dr. Joaquim Silva. Deixo a sua primeira sugestão...
...
...
Há dias a Dr.ª Eunice, por saber que estou nessas andanças, lançou-me o repto de tornar musical o Lusografias. O objectivo era dar a conhecer a música de grafia lusa, da clássica à contemporânea. A aparente falta de entusiasmo com que aceitei de imediato foi por estarem a passar-me já pela mente nomes como D. Pedro de Cristo, Villa-Lobos, Lopes Graça, num contexto mais erudito, e em muitos outros num contexto mais contemporâneo e popular.
Opto por começar com uma música que tem tudo a ver com a Lusografia: chama-se "Samba do Acordo Ortográfico", da autoria e interpretação dos "Vozes da Rádio", que foi apresentado ao público no programa da RTP1 "Prós e Contras", a 14 de Abril de 2008.A escolha prende-se por acreditar que este mar que nos separa tem uma ponte que o torna muito pequeno - a língua - e, a nós, nas diferentes expressões da Lusografia, muito, mas muito próximos.

Joaquim Silva

Sem comentários: