domingo, 10 de maio de 2009

Oficina de Poesia 7ºAno

...
Recebi novos textos dos alunos de 7ºAno, desta vez dedicados à poesia:
...

...
I
...
Poema de Criança
...
Quando eu era criança
Só havia animação
Agora que cresci a esperança
De ter sempre uma recordação
...
Dos sonhos de criança
Nunca me esquecerei
E tenho confiança
Que aprenderei!
..
Os meus brinquedos sumiram
Só resta a memoria
Todos eles ficam
Na minha história.
..

Rita Araújo 7ºC

...

...

II

...

O amor
...
Quem ama sofre
Quem sofre sente
Quem sente luta
Quem luta vence
...
Na vida a cada passo que damos
Encontramos pessoas maravilhosas
E num desses passos encontrei-te a ti!
...
Hugo, 7ºD

...

...

III

...

Olho à janela… e vejo!

...
Olho à janela... e vejo!

Vejo árvores cinzentas.
Tristes, pequenas e fracas,
Sem folhas que as vistam.
...
Olho à janela… e vejo!
Vejo fábricas cinzentas.
Estas, já dragões monstruosos
Cospem fogo para o espaço.
...
Olho à janela… e vejo!
Vejo ruas cinzentas.
Repletas de lixo e movimento.
...
Olho à janela… e vejo!
Olho para todo o lado e vejo…
Vejo a cidade.
...
Duarte Magano, 7B

...

...

IV

...

Um refrão
...
Oiço em mim esse refrão
De uma velha canção
Que me prende todo o dia
Com a sua melodia
...
Tento esquece-la (em vão)
Mas um refrão é um refrão:
Algo que traz alegria(Parece que nos vicia!)
...
Há canções que são assim:
Se entram dentro de mim
Ocupam-me toda a mente

E ficam lá para sempre
...
É o poder da poesia
Ritmo e melancolia
Cada verso é uma sementeQue germina para sempre!
...
Francisca Guimarães, 7ºA

...

...

V

...

Chuva
...
Abri a porta.
A água escorreu-me pelo rosto
Uma tristeza profunda invadiu-me o coração.
...
Roupas secas
Roupas molhadas
Roupas húmidas
Roupas estragadas.
...
Pintei sobre a tela
Nem um raio de luz luzia
Nesta pintura tão esbelta
A escuridão permanecia.

...

Maria Ana, 7A

...

...

VI

...

Na penumbra da noite
...
Na penumbra da noite
Algures nas sombras da escuridão
Surge, de repente,
Num ambiente envolvente,
Milhares de pontinhos luzidios
Criando, por momentos,
Uma confusão de sentimentos
...
O que será esta luz…
Serão fadas?
Serão magos?
Será a aura da magia?
...
A luz abraça-me
Com as suas vestes irradiantes
E poderosas mãos veementes
Leva-me num mundo novo
Onde nada há e tudo há
Onde um ser completa a sua essência
Onde a vida prevalece
Onde o mundo acaba
E a existência começa
...
Beatriz dos Santos Valongo, 7B

...

Sem comentários: