quinta-feira, 9 de abril de 2009

Do mundo dos livros

...
Todos os dias, por "higiene mental", visito alguns blogues sobre livros, leitura, edição e escrita. Sou leitora assídua de dois deles: o Ler, da revista Ler, e o Ciberescritas, de Isabel Coutinho, jornalista do Público, que assina a coluna homónima.
...
Já me tinha referido ao primeiro, quando a Ler voltou às bancas sob a direcção de Francisco José Viegas. Aproveito para deixar a capa de Abril:
...

...
Procurarei fazer o mesmo todos os meses a partir de agora.
...
Quanto ao segundo, já lia com interesse a coluna que Isabel Coutinho assina desde 1996 no Público. Refiro-o hoje a propósito de um colóquio organizado pela Casa Fernando Pessoa, sobre a escritora brasileira Clarice Lispector (clique para saber mais).
...
...
Uma das comunicações era de Carlos Mendes de Sousa, da Universidade do Minho, cuja investigação foi dedicada em grande parte a esta autora. Por coincidência, meu professor de Literatura Brasileira e responsável pela minha devoção literária por Lispector. Lembro-me bem do impacto que a primeira leitura teve em mim, ao revelar um "tipo" diferente de feminismo, rodeado por uma aura de mistério quase místico e, simultaneamente, pelo contacto feroz com realidade e a imanência da mulher.
...
As minhas primeiras leituras foram Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, Maçã no escuro e A hora da estrela. Mas foi o primeiro que mais me fascinou e marcou...
...

...
Foi através do Ciberescritas que acedi à única entrevista concedida por Clarice, em 1977, antes da morte:
...






Sem comentários: