quinta-feira, 9 de abril de 2009

Roteiro Queirosiano: visita de estudo - 11ºAno










.
Tomei a liberdade de retirar as imagens do Grémio Literário do sítio on-line dedicado a esta instituição. As restantes fotografias foram-me enviadas pela Drª Isabel Maia. Aguardo com expectativa as fotoreportagens dos alunos, que aqui espero vir a publicar.
.....
...
“Lisboa é Portugal. Fora de Lisboa não há nada. O país está todo entre a Arcada e S. Bento.”
Eça de Queiroz, Os Maias
...
...
Visita de Estudo - 11A, 11B, 11C e 11D/E (25 e 26 de Março de 2009)
...
Percorrer a Lisboa queirosiana é percorrer o espaço simultâneo da fantasia e da realidade. Encontrámos Eça no Chiado, ouvimos a sua voz inconfundível, deliciámo-nos com os traços impressivos das suas personagens. Perseguimos Carlos da Maia pela Rua Ivens, assistimos ao seu desencanto e ao marasmo nacional. Olhámos a janela de Maria Eduarda e passámos pelo Teatro da Trindade. Em cada esquina, em cada rua, um eco de Os Maias, o grito feérico da ficção e do sonho.
Trajámo-nos a preceito para um sarau moderno, descemos a São Carlos. Passeámos na Pena, saboreámos as queijadas que Cruges esquecera. Rimos de Dâmaso e do seu "chique a valer". Fomos aos Restauradores e ao Rossio. O mesmo azul-ferrete da obra, o mesmo clima suave, o mesmo sol macio a bater no lajedo faiscante. Descansámos sob o olhar cansado e secular de Camões. E, finalmente, penetrámos na atmosfera culta e silenciosa do Grémio Literário. Fomos recebidos aí pelos vultos de Garrett e Herculano, que nos esperavam no jardim. Despedimo-nos. E, de monóculo em riste, Eça murmurou-nos: Sobre a nudez forte da verdade, o manto diáfano da fantasia.

Sem comentários: